Dizem que educação vem de berço. Não concordo. Mesmo pessoas que vieram de lares violentos e desestruturados são capazes de se tornarem pessoas gentis. Pessoas que não tiveram acesso a cultura ou escola também são capazes de se tornarem pessoas sábias e educadas. Se assim o quiserem.
Hoje em dia os caminhos são muitos e mais acessíveis para todos.
Fico indignada quando vejo alguém justificando o comportamento errático de alguém, usando a tv ou mídia, como gostam de dizer hoje em dia, ou a classe social como desculpa.
A única desculpa aceitável é a preguiça.
Engraçado como jamais se vê alguém comentar que fulano aprendeu a se expressar melhor, se comportar a mesa, dizer por favor, obrigada ou respeitar os direitos do próximo, inspirado no personagem de uma novela.
Conheci uma grande mulher, para qual tive a honra de trabalhar por dois anos como secretária. Uma empresária de sucesso em Alphaville-SP. E além de ser bem sucedida profissionalmente, financeiramente, era a criatura mais doce e gentil que conheci. Jamais pensava duas vezes em ajudar alguém. Era contra dar esmolas. Ela procurava sempre ensinar, dar uma oportunidade.
Ela estudou só até a 8ª série. Precisou largar os estudos para ajudar no orçamento familiar. Ela começou a trabalhar como diárista nas imobiliárias e escritórios no Centro comercial de Alphaville. Nas horas vagas ela lia. Lia o que encontrasse pela frente. Era sempre solicita e procurava fazer o seu trabalho de forma impecável. Mesmo aquilo que alguem julgava não ser necessário fazer. Ela sempre fazia o que precisava ser feito. Sempre cumprimentava a todos e agradecia por tudo. E quando não sabia como se expressar em relação a algo procurava descobrir como fazê-lo. As pessoas a sua volta notaram seu comportamento diferente. Algum tempo depois lhe ofereceram um cargo de recepcionista. E daí em diante o céu foi o limite. Terminou o ensino médio. E não fez faculdade. Mas fez todos os cursos possíveis e imagináveis na área de administração. E descobriu que tinha um talento nato para isso.
Claro que é muito mais fácil alguém desenvolver comportamentos vivenciados na infância, dentro do circulo familiar. Mas todo ser humano tem a habilidade nata de aprender, buscar e se transformar.
E acredito que o ser humano tem dentro de si a exata noção do que é bom ou ruim. Mas as vezes ele precisa ser ruim, grosseiro e egoísta para ter a falsa sensação de superioridade. É mais fácil do que adquirir bons motivos para ser superior. E isso, mesmo que ele tenha vindo de uma familia carinhosa, educada e feliz.
Exemplos bons estão espalhados por toda a parte. Assim como os ruins. Cabe a cada um escolher e ir buscar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"http://www.ocomentarios.com" title="6664">