17 janeiro 2017

PAIS & FILHOS

Quando os pais irão aprender que impor sua vontade aos filhos só faz com que eles ajam exatamente ao contrário?
Deveríamos criar os filhos para o mundo. Não para nos servir e obedecer cegamente. Por causa desse tipo de atitude, tive muitos problemas com minha mãe. Tudo era julgamento e as coisas eram sempre determinadas pelo ponto de vista mais negativo possível. Sem falar nas agressões físicas caso agisse por conta própria.
Não sou o tipo de mãe que aceita tudo assim, de pronto. Quero ouvir e dou minha opinião. Procuro mostrar os prós e os contras de determinada situação e os deixo tomar suas próprias decisões Mas também deixo bem claro, que quaisquer que sejam as escolhas, terão que arcar com as consequências. Até o fim.
Claro, que tem coisas que não deixo minha filha de 12 anos, por exemplo, fazer sozinha de jeito nenhum. Como visitar amigos, cujas famílias não conheço ou que não tenham boa índole. Ver programas de tv que julgo obsceno; não sair sozinha; pintar o cabelo de azul. Rosa pode.
Mas jamais vou proibir meu filhos de escutar determinada música, ou ler determinado livro. Até por que, dentro dos padrões em que foram criados, não posso esperar que gostem de coisas vulgares. Tá, eles até tem os seus momentos de "zuação" como chamam. Então, até por isso, levo no bom humor esses deslizes.
Mas vejo pais, impondo a seus filhos suas próprias opiniões e conceitos e até os chantageando emocionalmente, caso esses mesmos venham a manifestarem pensamentos e atitudes próprias.
Não vejo nada demais que meu filho de 19 anos vá a um show. Faça uma tatuagem. Ou que durma fora na casa de amigos. Não vou ficar criticando o tipo de gente que ele encontrará lá. Não fico julgando os amigos dele. Conheço a maioria. Inclusive, deixo que os receba em nossa casa. Adoro quando estão reunidos aqui. Quero que fiquem a vontade.
Lógico, menos quando estão falando alto e atrapalhando meu sono. 😊
Uma atitude autoritária por parte dos pais, fazem com que os filhos se afastem. Gera raiva e revolta.
Afinal, se os pais tem certeza da educação que deram, não tem por que temer que seus filhos só façam coisas ruins.
E a melhor coisa que podem fazer é elogiar sempre que possível, e os orientar sem gritos e imposições. Procurar conhecer suas vidas, seus gostos. Ouvi-los. Compartilhar momentos com atividades que agradem a todos. Tanto quando pais, devemos ser amigos de nossos filhos.
Pra começar, somos únicos como seres humanos. Vivemos em épocas diferentes. Por que proibir nosso filhos de viver. Nosso papel é orientá-los, guiá-los. Não prendê-los em gaiolas para que não se machuquem ou nos decepcione.

Se não deixarmos nosso filhos fazer nada. NADA lhes acontecerá. (Procurando Nemo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"http://www.ocomentarios.com" title="6664">

APRENDENDO SEMPRE

"Aprendi que grandes amigos podem se tornar ferrenhos inimigos; Que o amor, sozinho, nao tem a forca que imaginei; Que ouvi aos outros é o melhor remedio e o pior veneno; Que a gente nunca conhece uma pessoa de verdade, afinal gastamos a vida inteira pra conhecer a nos mesmos; Que confianca nao é questao de luxo, e sim de sobrevivencia; Que os poucos amigos que te apoiam na queda, sao muito mais forte do que os que te empurram; Que o nunca mais, nunca se cumpre; Que o para sempre, sempre acaba; Que minha familia com mil diferencas, esta sempre aqui quando preciso; Que ainda nao inventaram nada melhor do que colo de mae desde que o mundo é mundo; Que vou sempre me surpreender, seja com os outros ou comigo; Que vou cair e levantar milhoes de vezes... e ainda nao vou ter aprendido tudo!! É, a vida é assim!!! A verdade é que todo mundo vai te machucar, vc so tem que decidir por quem vale apena lutar...

SEGUIDORES

Related Posts with Thumbnails