29 julho 2016

Texto de Laély Fonseca - Blog Sala de La



Não sou de olhar pra trás mas, nesse caso, uma análise retrospectiva torna-se necessária, imperativa. Não, que já tenha me resolvido, que me sinta imune à quedas, que considere todas as crises, internas e externas superadas. Simples constatação: sobrevivi. Contrariando todo ceticismo: meu e dos outros!

Nesse período sofrido, dolorido, o que mais ouvi: "Vai passar! O tempo cura."

Só agora, começo a acreditar nisso. Mas o tempo não se encarrega de tudo, não se iluda. O tempo é caprichoso. Pode ser que, como naquela música, você esteja contando as horas, mas o relógio, de mal, não lhe responda como queira. 
Não sente e espere por "solução Tabajara", tipo: "Seus problemas acabaram!"
Tem de querer melhorar. Tem de agir. Tem de se esforçar pra isso. Tem de ser proativo. Tem de buscar ajuda, aonde e, em quem possa encontrar. 
E, tem de ter paciência, sim. Paciência e sabedoria pra discernir que, certas coisas só o tempo ou, nem ele resolve. Perdeu. Aceite. Faz parte do jogo. 
Outro dia conversava com alguém, que muito considero. Mais ouvi, do que falei. Também, como eu, atravessa um período difícil. À certa altura ele me disse: 
"Sabe? Errar nos ensina a compaixão. Os 'perfeitos', às vezes se transformam em tiranos insensíveis. Não perdoam. Só julgam e condenam."
Não dá pra mudar os outros. Mude a si mesmo, como aconselhou Gandhi. Promova a mudança, começando por dentro. 
Mudança é movimento. Ação. Transferir de lugar. Fazer de outro jeito. Um jeito que ninguém tenha feito, antes. Arrisque. Talvez não tenha mais o que perder.
"A perda rouba um pouco da nossa prepotência, nos humaniza, nos faz perceber que perder é ingrediente essencial da vida, sim, e que isso não é o fim do mundo.

APRENDENDO SEMPRE

"Aprendi que grandes amigos podem se tornar ferrenhos inimigos; Que o amor, sozinho, nao tem a forca que imaginei; Que ouvi aos outros é o melhor remedio e o pior veneno; Que a gente nunca conhece uma pessoa de verdade, afinal gastamos a vida inteira pra conhecer a nos mesmos; Que confianca nao é questao de luxo, e sim de sobrevivencia; Que os poucos amigos que te apoiam na queda, sao muito mais forte do que os que te empurram; Que o nunca mais, nunca se cumpre; Que o para sempre, sempre acaba; Que minha familia com mil diferencas, esta sempre aqui quando preciso; Que ainda nao inventaram nada melhor do que colo de mae desde que o mundo é mundo; Que vou sempre me surpreender, seja com os outros ou comigo; Que vou cair e levantar milhoes de vezes... e ainda nao vou ter aprendido tudo!! É, a vida é assim!!! A verdade é que todo mundo vai te machucar, vc so tem que decidir por quem vale apena lutar...

SEGUIDORES

Related Posts with Thumbnails