05 março 2016

Há pobreza e pobreza

Hoje, na volta do trabalho, parei a sombra de uma árvore para atender o celular. Algum tempo depois, sai de uma casa do outro lado da rua, um garoto de seus 10 anos com um violão quebrado na mão. Ele arremessa e joga perto da onde estou. Interrompo o telefonema e lhe pergunto se aquilo é lixo. Ele diz que sim e eu lhe pergunto por que não jogou no cesto de lixo para o caminhão levar. Ele me olha e responde que tanto faz. Dá de ombros e entra em sua casa. Fico eu lá toda indignada. Continuo falando ao telefone. De repente sai um homem no portão e fica me encarando com as mãos na cintura. Percebo logo que ele quer discutir. Saio andando e falando fingindo que nem o notei, mas ainda a tempo de ouvi-lo me mandar tomar conta da minha vida.
Nesse lugar onde parei é uma avenida, de casa simples. Algumas nem tanto. Casa de um lado e do outro uma área verde amplamente arborizada, com playground e academia para a terceira idade. E além de tudo isso, lixo! Muito lixo. Os moradores jogam de tudo e mais um pouco no gramado. De móveis a roupas e restos de materiais de construção. Eles vivem assim, no meio do lixo. E tem caminhão de coleta que passa duas vezes por semana.
É esse o povo que predomina no BRasil. Que confunde pobreza com falta de educação. Que confunde ter educação com esnobismo. Aliás, pobreza por aqui só de espirito mesmo. Pois na grande maioria das casa tem um bom carro na caragem.
O único lugar digno é já no final da avenida,um pedaço do ultimo quarteirão, onde um dos moradores fez um belo jardim do outro lado da rua. Apara, ele mesmo a grama e planta vários tipos de flores. Colocou até um banco de madeira embaixo das árvores. Até os "nóias" do lugar respeitam o que ele fez. Não fazem ponto lá.
Quando o senhor Lula diz que a classe média não quer ver o pobre no mesmo restaurante que eles ou sentado na poltrona de avião ao lado é por causa disso. Não adianta nada a pessoas conquistar bens materiais e não tentar adquirir um pouco de educação. Senso de como se portar nos lugares.
Ele esquece de mencionar o tipo de pobre. Pobre financeiramente, com certeza não irá a restaurantes e nem viajará de avião. Agora pobre de espirito e de humildade desse EU quero distancia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"http://www.ocomentarios.com" title="6664">

APRENDENDO SEMPRE

"Aprendi que grandes amigos podem se tornar ferrenhos inimigos; Que o amor, sozinho, nao tem a forca que imaginei; Que ouvi aos outros é o melhor remedio e o pior veneno; Que a gente nunca conhece uma pessoa de verdade, afinal gastamos a vida inteira pra conhecer a nos mesmos; Que confianca nao é questao de luxo, e sim de sobrevivencia; Que os poucos amigos que te apoiam na queda, sao muito mais forte do que os que te empurram; Que o nunca mais, nunca se cumpre; Que o para sempre, sempre acaba; Que minha familia com mil diferencas, esta sempre aqui quando preciso; Que ainda nao inventaram nada melhor do que colo de mae desde que o mundo é mundo; Que vou sempre me surpreender, seja com os outros ou comigo; Que vou cair e levantar milhoes de vezes... e ainda nao vou ter aprendido tudo!! É, a vida é assim!!! A verdade é que todo mundo vai te machucar, vc so tem que decidir por quem vale apena lutar...

SEGUIDORES

Related Posts with Thumbnails