12 setembro 2014

UM FUTURO EM RISCO

Pelo que tenho presenciado, nosso país está fadado à completa ignorância. A total pobreza de espírito. Lastimo muito pelos Mestres de hoje. Têm que lidar com crianças que desconhecem a mais básicas noções de educação e respeito, as quais deveriam ser ensinadas em casa. Crianças "vítimas" de pais preguiçosos, negligentes e permissivos, que muitas vezes incentivam a violência como "argumento" para obterem o que querem. E como desculpa: "Sou pobre".  Isso também incentivado por um governo que ensina que se você for pobre merece tudo a qualquer custo  e todas as leis o protegem. E aquele que vive uma situação de conforto financeiro, conquistado à base de muito trabalho e que adquiriu educação à custa de muito esforço e dedicação é visto como bandido, como esnobe e vilão de todos os males.
Ontem uma garotinha me pediu uma dessas pulseirinhas que viraram febre entre a garotada. Ela visivelmente de origem muito humilde. Perguntei a ela qual era a palavrinha mágica para conseguir a pulseira. Ela me disse que não sabia. Eu lhe dei a pulseira e lhe disse a palavrinha mágica e lhe falei também qual a outra  a ser dita depois que alguém lhe oferece algo. Ela ficou sorrindo e perguntou se era verdade. Eu lhe disse que com essas duas palavrinhas, por favor e obrigada, ela poderia conseguir o que quisesse nessa vida. Algum tempo depois passei por ela, que estava sentadinha, esperando a mãe para vir apanhá-la e ela estava repetindo baixinho: "por favor/obrigada..."
Percebi que as crianças estão abertas a absorver tudo que lhes for ensinado. Infelizmente, por mais que os mestres na escola e pessoas de boa vontade como eu tentem, elas só irão seguir mesmo, é o exemplo dos seus pais.
As crianças que são o futuro do nosso país tem sido tratadas com total desrespeito por aqueles que são responsáveis por sua formação, por sua proteção e cuidados. Eles são apenas o reflexo do que recebem. Não dá para censurá-los.

Um comentário:

  1. Querida, seu texto está maravilhoso!
    A realidade é essa mesmo, os pais não querem ter o trabalho de educar, de ensinar coisas simples como "obrigada","bom dia", é triste ver isto nos dias atuais.
    Você tem toda a razão, a educação é de berço, não importa a classe social, somos seres humanos e precisamos nos relacionar com educação e princípio com os demais, o respeito é fundamental mesmo!
    bjus e bom final de semana!
    Bravo!!!!!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir

"http://www.ocomentarios.com" title="6664">

APRENDENDO SEMPRE

"Aprendi que grandes amigos podem se tornar ferrenhos inimigos; Que o amor, sozinho, nao tem a forca que imaginei; Que ouvi aos outros é o melhor remedio e o pior veneno; Que a gente nunca conhece uma pessoa de verdade, afinal gastamos a vida inteira pra conhecer a nos mesmos; Que confianca nao é questao de luxo, e sim de sobrevivencia; Que os poucos amigos que te apoiam na queda, sao muito mais forte do que os que te empurram; Que o nunca mais, nunca se cumpre; Que o para sempre, sempre acaba; Que minha familia com mil diferencas, esta sempre aqui quando preciso; Que ainda nao inventaram nada melhor do que colo de mae desde que o mundo é mundo; Que vou sempre me surpreender, seja com os outros ou comigo; Que vou cair e levantar milhoes de vezes... e ainda nao vou ter aprendido tudo!! É, a vida é assim!!! A verdade é que todo mundo vai te machucar, vc so tem que decidir por quem vale apena lutar...

SEGUIDORES

Related Posts with Thumbnails